Guia Completo de como Instalar e Financiar Energia Solar em casa
Logotipo Meu Financiamento Solar
bg-1

Como instalar
energia solar em casa:

um guia completo

simbolo-mfs

O sol, além de nascer para todos, é responsável por uma fonte de energia limpa que ocupa um espaço de destaque na sociedade. Residências, propriedades rurais, comércios e indústrias são alguns dos setores que contam com a presença da energia solar – que vem se tornando cada vez mais acessível, sobretudo pelas opções de investimentos por meio do financiamento para energia solar e pela grande economia nas contas de luz.

bg-2

O que é

energia solar?

A energia solar é aquela que funciona por meio do uso da luz solar como fonte de energia, sendo renovável, limpa e, é claro, inesgotável. Ela pode ser aproveitada para diversos objetivos, como o aquecimento solar, a energia heliotérmica e a energia solar fotovoltaica.

casa
bg-3

Instalação da energia solar

Uma das práticas mais adotadas por consumidores que desejam escapar do alto custo das contas de luz é a instalação da energia solar, que permite a própria geração de energia elétrica. Essa produção é realizada pelos sistemas fotovoltaicos, que possuem placas solares responsáveis por captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica.

Ok, mas como instalar a energia solar? Isso pode ser feito com a ajuda de uma empresa especializada, que elabora o seu projeto, fornece os equipamentos necessários e os instala.

A tecnologia fotovoltaica engloba conceitos complexos, demandando profissionais capacitados para a sua instalação. Além disso, os equipamentos dos sistemas fotovoltaicos são muito específicos, indo além das placas solares e compondo o que chamamos de kit de energia solar.

Kit para instalação

Como comentamos, o kit para instalação de energia solar é o conjunto de equipamentos que fazem parte do sistema fotovoltaico. Entre esses equipamentos, estão:

solar-infographics-1Painel solar fotovoltaico

É o agrupamento de módulos fotovoltaicos que tem como função a captação da luz solar.

solar-infographics-2Inversor fotovoltaico

O inversor torna a energia produzida nos painéis solares própria para o consumo por meio da conversão da corrente contínua em corrente alternada, além de direcioná-la para a rede elétrica.

solar-infographics-3Estruturas de ancoragem e suporte

São as estruturas que fixam os módulos sobre os telhados e, caso os módulos sejam instalados no solo, são aquelas que oferecem o suporte de acordo com a altura necessária.

solar-infographics-4Caixa de junção ou string box

São os componentes que realizam a proteção dos módulos fotovoltaicos contra danos elétricos.

solar-infographics-5Cabeamento

Conjunto de conectores e cabos responsáveis pela ligação elétrica entre os demais componentes do sistema.

bg-5

Como funciona a instalação?

A instalação do sistema fotovoltaico é a parte mais rápida entre todos os processos envolvidos na compra de energia solar, a qual compreende oito passos:

1) orçamento e negociação;

2) fechamento;

3) visita técnica;

4) projeto executivo;

5) processo logístico;

6) planejamento da instalação;

7) instalação;

8) comissionamento e conexão à rede.

Após o projeto fotovoltaico ter sido elaborado e aprovado, com todos os equipamentos entregues no local e a data da obra definida, chega o momento da instalação.

A primeira etapa é voltada para as estruturas de fixação dos módulos, que são devidamente parafusadas e niveladas. Então, os módulos fotovoltaicos são fixados, dando início à instalação da parte elétrica.

Depois de todos os processos que envolvem a parte elétrica, como a fixação do inversor e da string box, a equipe de profissionais realiza os últimos testes do sistema, finalizando o atendimento.

É possível instalar energia solar em apartamento?

Morar em apartamento não é um impeditivo para a instalação da energia solar!

Isso passou a se tornar possível com a Resolução Normativa 687 estabelecida pela ANEEL em 2015, que instituiu três modalidades de geração:

solar-infographics-6Geração em empreendimento com diversas unidades consumidoras

São condomínios residenciais ou prediais que estão situados em uma mesma propriedade, ou propriedades próximas que instalam um mini ou microgerador central para compartilhar a energia produzida.

solar-infographics-7Geração compartilhada

É a união entre dois ou mais consumidores que se encontram em uma mesma área de concessão para instalar um mini ou microgerador solar, compartilhando os créditos produzidos.

solar-infographics-8Geração de autoconsumo remoto

Modalidade na qual o consumidor pode instalar o sistema gerador em local diferente ao de consumo.

bg-6

Vantagens da energia solar

Existem inúmeros benefícios trazidos pela energia solar que comprovam o quanto a instalação de um sistema fotovoltaico compensa. O principal deles é a economia proporcionada, reduzindo o valor da conta de luz em até 95%. Por isso, há um rápido retorno no investimento realizado.

Outra vantagem é a longa vida útil dos equipamentos dos sistemas fotovoltaicos, que é de pelo menos 25 anos para os módulos e de 15 anos para os inversores. Os sistemas também demandam pouca manutenção, já que eles possuem alta resistência a intempéries.

Além disso, a energia solar anda de mãos dadas com a sustentabilidade, evitando a emissão de gases poluentes.

bg-7

Como fazer financiamento para energia solar?

Apesar do custo inicial de instalação de um sistema fotovoltaico ser elevado, o financiamento para energia solar é capaz de torná-lo mais acessível, uma vez que o pagamento pode ser realizado por meio de parcelas que cabem no seu bolso.

Para fazer um financiamento para energia solar, basta preencher alguns dados e, caso o seu crédito seja aprovado, é só finalizar os contratos e esperar pela instalação.

Com o Meu Financiamento Solar, você pode financiar o seu sistema fotovoltaico e economizar até 95% na conta de luz. Em nosso site, é possível realizar uma simulação e descobrir o valor da parcela do seu projeto solar.