O sol, além de nascer para todos, é responsável por uma fonte de energia limpa que ocupa um espaço de destaque na sociedade. Residências, propriedades rurais, comércios e indústrias são alguns dos setores que contam com a presença da energia solar – que vem se tornando cada vez mais acessível, sobretudo pelas opções de investimentos por meio do financiamento para energia solar e pela grande economia nas contas de luz.
A energia solar é aquela que funciona por meio do uso da luz solar como fonte de energia, sendo renovável, limpa e, é claro, inesgotável. Ela pode ser aproveitada para diversos objetivos, como o aquecimento solar, a energia heliotérmica e a energia solar fotovoltaica.
Uma das práticas mais adotadas por consumidores que desejam escapar do alto custo das contas de luz é a instalação da energia solar, que permite a própria geração de energia elétrica. Essa produção é realizada pelos sistemas fotovoltaicos, que possuem placas solares responsáveis por captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica.
Ok, mas como instalar a energia solar? Isso pode ser feito com a ajuda de uma empresa especializada, que elabora o seu projeto, fornece os equipamentos necessários e os instala.
A tecnologia fotovoltaica engloba conceitos complexos, demandando profissionais capacitados para a sua instalação. Além disso, os equipamentos dos sistemas fotovoltaicos são muito específicos, indo além das placas solares e compondo o que chamamos de kit de energia solar.
Como comentamos, o kit para instalação de energia solar é o conjunto de equipamentos que fazem parte do sistema fotovoltaico. Entre esses equipamentos, estão:
É o agrupamento de módulos fotovoltaicos que tem como função a captação da luz solar.
O inversor torna a energia produzida nos painéis solares própria para o consumo por meio da conversão da corrente contínua em corrente alternada, além de direcioná-la para a rede elétrica.
São as estruturas que fixam os módulos sobre os telhados e, caso os módulos sejam instalados no solo, são aquelas que oferecem o suporte de acordo com a altura necessária.
São os componentes que realizam a proteção dos módulos fotovoltaicos contra danos elétricos.
Conjunto de conectores e cabos responsáveis pela ligação elétrica entre os demais componentes do sistema.
A instalação do sistema fotovoltaico é a parte mais rápida entre todos os processos envolvidos na compra de energia solar, a qual compreende oito passos:
1) orçamento e negociação;
2) fechamento;
3) visita técnica;
4) projeto executivo;
5) processo logístico;
6) planejamento da instalação;
7) instalação;
8) comissionamento e conexão à rede.
Após o projeto fotovoltaico ter sido elaborado e aprovado, com todos os equipamentos entregues no local e a data da obra definida, chega o momento da instalação.
A primeira etapa é voltada para as estruturas de fixação dos módulos, que são devidamente parafusadas e niveladas. Então, os módulos fotovoltaicos são fixados, dando início à instalação da parte elétrica.
Depois de todos os processos que envolvem a parte elétrica, como a fixação do inversor e da string box, a equipe de profissionais realiza os últimos testes do sistema, finalizando o atendimento.
Morar em apartamento não é um impeditivo para a instalação da energia solar!
Isso passou a se tornar possível com a Resolução Normativa 687 estabelecida pela ANEEL em 2015, que instituiu três modalidades de geração:
São condomínios residenciais ou prediais que estão situados em uma mesma propriedade, ou propriedades próximas que instalam um mini ou microgerador central para compartilhar a energia produzida.
É a união entre dois ou mais consumidores que se encontram em uma mesma área de concessão para instalar um mini ou microgerador solar, compartilhando os créditos produzidos.
Modalidade na qual o consumidor pode instalar o sistema gerador em local diferente ao de consumo.
Existem inúmeros benefícios trazidos pela energia solar que comprovam o quanto a instalação de um sistema fotovoltaico compensa. O principal deles é a economia proporcionada, reduzindo o valor da conta de luz em até 90%. Por isso, há um rápido retorno no investimento realizado.
Outra vantagem é a longa vida útil dos equipamentos dos sistemas fotovoltaicos, que é de pelo menos 25 anos para os módulos e de 15 anos para os inversores. Os sistemas também demandam pouca manutenção, já que eles possuem alta resistência a intempéries.
Além disso, a energia solar anda de mãos dadas com a sustentabilidade, evitando a emissão de gases poluentes.
Apesar do custo inicial de instalação de um sistema fotovoltaico ser elevado, o financiamento para energia solar é capaz de torná-lo mais acessível, uma vez que o pagamento pode ser realizado por meio de parcelas que cabem no seu bolso.
Para fazer um financiamento para energia solar, basta preencher alguns dados e, caso o seu crédito seja aprovado, é só finalizar os contratos e esperar pela instalação.
Com o Meu Financiamento Solar, você pode financiar o seu sistema fotovoltaico e economizar até 90% na conta de luz. Na nossa calculadora solar, é possível realizar uma simulação e descobrir o valor da parcela do seu projeto solar.