Logotipo Meu Financiamento Solar
Dicas  ➝  Calculadora solar: descubra quanto custa seu projeto de energia solar

Calculadora solar: descubra quanto custa seu projeto de energia solar

Uma calculadora solar ajuda você a descobrir o valor aproximado do seu investimento em um projeto de aquisição e instalação de um sistema solar fotovoltaico!

Para isso, basta que você preencha alguns poucos dados solicitados para que o cálculo possa ser realizado.

Está na dúvida se a energia solar vale a pena?

Saiba aqui o que é e como utilizar a calculadora solar para avaliar os custos e a economia que você vai ter ao instalar o seu gerador solar!

O que é a calculadora solar (simulador de energia solar)

A calculadora solar funciona como um simulador que informa o custo aproximado de aquisição e instalação do seu sistema solar.

O cálculo é feito a partir de dados fornecidos por você sobre a sua localização, gasto mensal com a conta de luz, concessionária de energia e outras informações para gerar um valor de referência.

Mas atenção, como esse valor é apenas uma estimativa gerada pela calculadora, para saber os valores exatos do seu projeto você precisa solicitar um orçamento por meio de uma empresa de energia solar.

calculadora-solar-como-funciona

Para que serve a calculadora fotovoltaica?

A calculadora fotovoltaica serve para estimar o custo do seu projeto de energia solar fotovoltaica, incluindo os equipamentos e a mão de obra de instalação do sistema que você precisa para economizar na conta de luz da sua casa, empresa ou propriedade rural.

Além disso, a calculadora simula para você qual será a sua economia financeira quando começar a utilizar o sistema fotovoltaico.

No caso da calculadora solar do Meu Financiamento Solar, o mais interessante é que ela mostra também quais as condições do financiamento do Banco BV estão disponíveis com base nos dados que você forneceu, incluindo o valor e a quantidade de parcelas!

Como funciona a calculadora solar?

Primeiro, você informa todos os dados solicitados na simulação, como nome, e-mail, CEP e concessionária de energia elétrica.

Depois, basta clicar em “simular” para que a calculadora gere a tela de resultados com várias informações sobre o seu projeto, como o preço médio do investimento que você precisará realizar e a área mínima necessária para a instalação do painel solar, por exemplo.

Ao informar o seu CEP, a calculadora consegue verificar qual a incidência solar da sua região. Quando você informa a sua concessionária de energia, o simulador tem a capacidade de avaliar a sua tarifa energética, para saber qual será a sua economia quando começar a utilizar o sistema solar fotovoltaico.

Como calcular o sistema fotovoltaico?

Para saber como calcular o sistema fotovoltaico, preencha as informações solicitadas na página de simulação. Veja como fazer isso:

Quais são os dados que preciso preencher?

Você deve preencher o formulário com alguns dados pessoais e outros relacionados ao gasto de energia elétrica para que o simulador consiga realizar o cálculo do projeto de energia solar que se adeque às suas necessidades.

Com esses dados, a calculadora solar pode fornecer a estimativa de dimensionamento do seu sistema e a economia anual de energia que ele poderá proporcionar.

Nome e e-mail

Primeiro, você preenche seu nome completo ou o nome da sua empresa e um endereço de e-mail de sua preferência ao qual você tenha fácil acesso.

CPF ou CNPJ

Também é preciso informar o CPF ou CNPJ, dados necessários para que sejam exibidas as opções de financiamento.

Celular

Informe o seu número de celular para que seja possível contactá-lo caso você decida prosseguir com a aquisição do seu sistema fotovoltaico.

CEP

O CEP é um dado muito importante, já que permite à calculadora saber o endereço de onde você deseja instalar o sistema solar fotovoltaico.

Com essa informação, o simulador pode buscar no banco de dados qual a média anual de irradiação solar naquela região, algo imprescindível para calcular o número de placas (módulos) solares necessário para gerar a quantidade de energia que consiga atender a demanda do seu imóvel.

Concessionária de energia

Ao informar qual é a sua distribuidora de energia elétrica, o sistema consegue identificar o valor das tarifas atualmente cobradas por ela.

Esse é um dado muito importante, já que o valor cobrado pela distribuidora está diretamente ligado à economia que você terá com o sistema solar e, consequentemente, o retorno financeiro.

Gasto mensal com a conta de luz

Aqui você menciona o valor que você costuma gastar na sua conta de luz em um mês.

Essa informação serve para que o sistema possa dimensionar o projeto fotovoltaico de forma que seu consumo elétrico seja suprido pela energia solar.

Renda mensal

O valor será utilizado para o cálculo das parcelas do financiamento do seu sistema de energia solar.

Quais são os resultados obtidos?

Depois que você envia as informações, rapidamente o simulador retorna resultados que mostram a quantidade de equipamentos do seu sistema, a geração estimada, o valor de investimento e a economia aproximada que você terá com o seu projeto.

Valor do projeto (preço médio instalado)

O valor total do seu projeto de energia solar, o que inclui todos os equipamentos do seu micro ou minigerador fotovoltaico e mais o serviço de instalação feito por uma empresa especializada.

Lembre-se que esse valor é apenas uma estimativa, embora seja bem precisa. Para saber o valor real do seu projeto, é preciso solicitar um orçamento com uma empresa de energia solar.

Quantidade de painéis

A calculadora mostra quantas placas serão necessárias para compor o painel fotovoltaico que consiga gerar a quantidade suficiente de energia solar para a sua empresa ou casa.

simulador-de-energia-solar

Potência instalada

Esse resultado mostra quantos quilowatts-pico (kWp) o seu sistema consegue gerar, ou seja, qual é a potência máxima de produção do sistema quando a luz do sol e todas as condições climáticas estiverem perfeitamente favoráveis.

Área mínima necessária

É a dimensão da área necessária para instalação dos módulos fotovoltaicos. Dependendo da demanda energética, são exigidos mais placas, o que ocupa mais espaço.

A calculadora solar consegue precisar a área que o painel solar irá ocupar, assim você consegue verificar se existe espaço disponível no telhado da sua casa ou empresa.

Geração média mensal

É o quanto de energia elétrica o sistema consegue gerar por mês, esse é o valor que você pode consumir em um mês usando inteiramente energia solar.

Economia anual

Na economia anual, é possível verificar o valor que você economiza em um ano com o seu gerador de energia solar rural, residencial ou empresarial.

Financiamento

A calculadora do Meu Financiamento Solar também permite que você simule as condições do financiamento do seu projeto fotovoltaico.

Ao escolher uma das opções disponíveis para carência do pagamento, o simulador também te mostra todas as possibilidades de parcelamento que o banco BV disponibiliza para financiamentos de energia solar.

O valor final do seu projeto pelo financiamento irá variar de acordo com a entrada, a carência e o número de parcelas.

O que faço com o resultado do simulador solar?

Com os resultados em mãos, é hora de avaliar o seu planejamento financeiro!

Se você puder, a melhor opção para investimento em um sistema solar fotovoltaico é a opção à vista.

Se você não tiver todo esse valor em mãos, não se preocupe, pois no resultado fornecido pela calculadora já há uma solução para isso: o financiamento solar!

Ali, você tem acesso aos planos de financiamento sugeridos pelo Banco BV. Você escolhe a opção da carência para começar o pagamento e depois tem acesso ao valor das parcelas dos planos disponíveis!

Com essa facilidade, a hora de investir em energia solar é agora! Afinal, com a escassez hídrica e o uso cada vez maior de termelétricas, o preço da energia elétrica e as contas de luz só irão continuar subindo no Brasil.

Simule o seu projeto de energia solar com o Meu Financiamento Solar

Você pode fazer a simulação do seu projeto de energia solar com a ajuda do Meu Financiamento Solar! Para isso, basta acessar o site e clicar em “Simule aqui”!

Você será direcionado para a página da calculadora solar e poderá preencher os seus dados para receber um resultado completo sobre o custo de aquisição e instalação do seu sistema solar.