Ocupando uma posição de destaque cada vez maior na sociedade, a energia solar é encontrada nos mais diversos setores, como residências, indústrias, propriedades rurais e estabelecimentos comerciais. Isso porque ela carrega inúmeras vantagens, sendo responsável pela economia de até 90% nas contas de luz.
Entretanto, muitas pessoas ainda se encontram permeadas por inúmeras questões quando pensam na tecnologia fotovoltaica, contribuindo para o surgimento de uma dúvida comum: compensa financiar energia solar?
A seguir, te ajudaremos a responder essas dúvidas apresentando como se dá o funcionamento da energia solar e quais são os seus principais benefícios.
A energia solar fotovoltaica é aquela obtida por meio da captação da luz solar, que é convertida em energia elétrica. Para essa geração, utiliza-se o kit de energia solar, composto por dois equipamentos principais: os painéis solares, formados por placas que são capazes de captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica, e o inversor fotovoltaico, que torna essa energia própria para o consumo.
O conjunto de equipamentos usados na produção de energia solar forma o sistema fotovoltaico, que é ligado à rede elétrica da concessionária local. A concessionária local recebe o excedente de energia e gera os créditos energéticos. Esses créditos são os responsáveis pela economia significativa nas contas de luz.
A instalação de energia solar é um investimento rentável pois, devido à economia de até 90% do valor da conta de luz, você consegue obter o retorno do dinheiro investido assim que o sistema fotovoltaico começa a gerar energia. Esse retorno se mantém durante um longo período, já que o sistema possui uma longa vida útil, que pode ultrapassar 25 anos.
Existem diversos consumidores que desejam instalar um sistema fotovoltaico, porém não tiram o projeto do papel devido aos custos iniciais de instalação, que podem ser elevados. Apesar de o financiamento de energia solar para pessoa física estar cada vez mais acessível, muitos seguem questionando se realmente compensa financiar energia solar.
Confira, a seguir, alguns dos benefícios que mostram como vale a pena investir em energia solar residencial.
Como frisamos, a energia solar pode ser responsável por reduzir os gastos com as contas de luz em até 90%. Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar toda a energia que será consumida, além de produzirem um excedente que será injetado nas redes e, portanto, transformado em créditos.
Assim, você pagará apenas pela taxa mínima de luz, que é cobrada a todos os consumidores de energia, voltada para os reparos e manutenção da rede.
Outro grande benefício do uso da energia solar é a proteção contra a inflação energética e barreiras tarifárias, que deixam de afetar a sua conta de luz no final do mês. A economia se torna ainda mais significativa quanto mais cara a energia fica
A energia solar também agrega valor ao seu imóvel: uma residência que gera a própria energia vale muito mais. Esse ponto também é uma ótima vantagem caso você queira alugar ou vender a sua casa em algum momento.
Desmatamentos, retenção de rios, acidentes com barragens, emissão de gases poluentes, entre outras práticas que trazem prejuízos ambientais podem ser evitadas com o uso da energia solar. Trata-se de um recurso renovável e limpo, sendo completamente benéfico ao meio ambiente, contribuindo para a manutenção sustentável do nosso planeta.
É evidente que, sim, vale a pena investir na tecnologia fotovoltaica! Para isso, você pode realizar um financiamento para energia solar e pagar o seu projeto fotovoltaico por meio de parcelas acessíveis. Acesse a nossa calculadora solar, e descubra o valor das parcelas do seu sistema de energia solar ao simular o financiamento de energia solar!