Logotipo Meu Financiamento Solar
Dicas  ➝  Energia solar para empresa - Por que devo investir?

Energia solar para empresa: por que devo investir

O investimento em energia solar tem sido muito procurado por diversas empresas por conta das vantagens trazidas por essa fonte de energia, apresentando inúmeros retornos positivos para o empreendimento.

Apesar disso, ainda existem algumas dúvidas sobre a energia solar fotovoltaica, principalmente a respeito da energia solar para empresa.

Abaixo, separamos os pontos mais importantes sobre o assunto para que você saiba tudo que é importante para realizar o seu investimento com segurança.

Continue a leitura e confira!

energia solar para empresa

Como funciona a energia solar para empresas?

O sistema de energia solar on-grid é constituído por equipamentos que convertem a energia do sol em eletricidade.

Também conhecido como sistema fotovoltaico conectado à rede, mantém-se em conexão com a rede de distribuição. Ou seja, quando não há produção do sistema, é possível usar a energia da rede da distribuidora.

Além disso, quando o sistema produz mais energia do que é consumida, o excedente é injetado na rede e vira créditos de energia, conforme a Resolução Normativa 482 da Aneel, o que deixa a conta de luz mais barata em até 95%.

O sistema on-grid gera também outros tipos de economia, já que ele dispensa o investimento em baterias solares, tornando a instalação mais em conta.

Entenda o funcionamento do sistema solar conectado à rede

O sistema on-grid (ou conectado à rede) funciona a partir da captação da luz solar por meio de painéis solares.

Essa captação gera eletricidade em corrente contínua (CC), que passa pelo inversor solar e é transformada em corrente alternada (CA). Após isso, é distribuída para o imóvel.

Os passos seguidos pelo sistema solar conectado à rede são:

  1. Captação da luz do sol pelos painéis solares fotovoltaicos e geração de energia de corrente contínua (CC);
  2. Corrente contínua atravessa o inversor solar ligado à rede e é transformada em eletricidade de corrente alternada (CA);
  3. Após adaptada, a energia gerada pelo inversor é usada para alimentar o imóvel e os aparelhos conectados;
  4. A parte que sobra é injetada na rede elétrica e gera os créditos de energia;
  5. Os créditos são utilizados para abater o consumo da rede e, em caso de sobra, ficam válidos por até 5 anos.

Além dos sistemas fotovoltaicos on-grid, também existem os off-grid, mas sua utilização só é recomendada para locais sem acesso à rede devido ao alto custo das baterias.

Quais as vantagens da instalação de energia solar para empresas?

Ao escolher instalar energia solar para empresa, diversas vantagens são garantidas.

Confira abaixo algumas delas:

Redução de custos e proteção contra aumento de tarifas

A energia solar gera uma economia nas contas de energia, que geralmente possuem valores altos, sem contar a flutuação no valor, uma vez que a energia elétrica pode ser considerada um dos itens que mais sofre variação de preço.

Com a energia solar, a empresa está protegida contra tarifas elevadas.

Marketing verde

O marketing verde está ligado à construção de uma imagem positiva da empresa em relação ao mercado e ao seu público, que estão cada vez mais preocupados com empreendimentos que respeitem o meio ambiente.

Esse tipo de marketing faz a promoção a partir de soluções sustentáveis, como a energia solar, uma fonte de energia renovável e que valoriza a imagem da empresa ao associá-la às práticas consideradas verdes.

Cultura sustentável

Falando em sustentabilidade, a energia solar é uma solução sustentável, o que influencia a criação de uma cultura sustentável e a preservação do meio ambiente. A sustentabilidade é um dos temas mais atuais, essencialmente quando inserida em universos corporativos.

Cada vez mais, é necessário pensar em projetos que reduzam o consumo de insumos que prejudicam a natureza, investindo, por exemplo, em máquinas que consumam menos energia elétrica.

Retorno sobre o investimento

Importante saber que, ao analisar um investimento, é preciso levar em consideração alguns fatores, como, por exemplo:

  • custos da instalação;
  • custos do produto;
  • prazo para o retorno;
  • riscos;
  • vida útil do equipamento;
  • estimativa de retorno financeiro.

Em relação à energia solar, o retorno sobre o investimento é manifestado na economia na conta de luz, além dos clientes que são atraídos pela visão sustentável da corporação. A vida útil do sistema está em torno de 20 a 25 anos.

Baixa manutenção

As placas solares não necessitam de manutenções em excesso.

Para realizar a lavagem, que pode ser feita apenas uma vez ao ano, é possível usar água e sabão neutro para retirar poeira e folhas, por exemplo. A chuva já se encarrega de grande parte da limpeza.

No caso de lugares mais secos, a limpeza pode ser realizada com mais frequência, como a cada seis meses. Para isso, nem sempre é necessário lavar, mas, sim, utilizar uma escova de cerdas macias e pano úmido.

Quanto custa para instalar energia fotovoltaica em empresas?

Os custos dos sistemas fotovoltaicos se tornaram mais baratos a partir da sua popularização e crescimento da tecnologia.

Outro fator importante e que facilita o acesso aos sistemas são os financiamentos.

Para realizar o cálculo do custo necessário para que o sistema fotovoltaico seja instalado, é preciso levar em consideração alguns pontos, como a área de instalação, a média mensal de consumo, luminosidade do local, entre outros.

A estimativa de investimento está entre R$ 50 mil e R$ 5 milhões, sendo que esses valores sofrem influência do consumo médio do local, e os geradores precisam ser projetados para cada consumo.

quanto custa instalar energia solar para empresa

Grandes empresas que economizam com energia solar no Brasil

Ações sustentáveis são essenciais em grandes empresas, tanto para investir na redução de impactos ao meio ambiente como para a redução de custos internos.

Modelos sustentáveis fazem com que empresas sejam reconhecidas por se preocuparem com ações sustentáveis.

A questão ambiental, inclusive, vem se tornando fator determinante para que as empresas se adaptem e não fiquem para trás em um mercado cada vez mais competitivo.

Conheça, abaixo, algumas empresas que praticam ações sustentáveis investindo em energia solar.

Natura

Uma das iniciativas apoiadas pela Natura é a chamada Solcial, que tem como foco a organização de financiamentos coletivos por meio de crowdfunding e patrocínios diretos, para que se torne possível a geração de energia solar fotovoltaica em instituições que prestam auxílio às pessoas carentes.

O objetivo é reduzir despesas com eletricidade, economizando recursos que podem ser revertidos em outras ações de auxílio humano e ambiental.

Algar

A Algar visa encontrar estratégias em relação a práticas positivas de sustentabilidade para atividades realizadas no dia a dia.

A empresa conta com alguns projetos que pretendem dar luz sobre a questão da eficiência energética com auxílio dos módulos fotovoltaicos.

Um dos projetos, por exemplo, é um sistema de placas solares que tem como finalidade fornecer eletricidade para o data center e para o contact center localizados na sede da empresa, em Uberlândia, Minas Gerais.

A captação da luz solar é realizada por meio de 1224 módulos fotovoltaicos com potência de 245 Wp, situados no topo do prédio. O sistema pode produzir 450 MWh a cada 12 meses, sendo o equivalente ao consumo de energia de 200 casas populares ao ano.

O investimento faz com que a empresa gere uma economia de 1 milhão de reais ao ano, reduzindo 547 toneladas de emissão de gases que podem acelerar o aquecimento global.

Claro

O conglomerado de companhias que constituem o grupo Claro Brasil construiu um complexo de sistemas fotovoltaicos em Buritizeiro e Várzea da Palma, municípios de Minas Gerais. Os módulos podem gerar energia para suprir as necessidades de consumo de uma cidade com 250 mil habitantes.

Mercado Livre

O Mercado Livre está situado em um imóvel que possui a maior instalação de módulos fotovoltaicos em território brasileiro, sendo parte do projeto de responsabilidade social da filial do Brasil.

A usina solar conta com 2 mil placas fotovoltaicas, que podem gerar 700 MWh ao ano, o que equivale ao que 360 imóveis residenciais podem consumir ao ano.

Como instalar energia solar na sua empresa

Instalar a energia solar é algo simples, mas que deve ser realizado por uma equipe de especialistas qualificados.

Conheça a seguir o passo a passo da instalação.

Passo 1: análise da conta de luz

O primeiro passo é entender a conta de luz e o consumo de energia da sua empresa a partir da análise do consumo mensal em kWh, presente na própria conta.

A partir desse número, é possível calcular qual a dimensão do sistema de energia solar necessário.

Passo 2: simulação do custo da instalação de energia solar

A partir do consumo mensal de energia, é realizada uma simulação do custo de energia solar para a empresa. Já podemos encontrar, on-line, alguns simuladores que realizam o cálculo com base nas informações fornecidas.

Passo 3: orçamento e projeto de energia solar para instalação do painel fotovoltaico

A partir do consumo mensal de energia em kWh e da simulação dos custos de instalação, a próxima etapa é achar empresas qualificadas e especializadas em energia solar, compará-las e analisar qual atende melhor às necessidades da sua empresa.

Passo 4: instalação

É indicado que a instalação seja feita por profissionais com experiência, já que:

  • é necessária uma autorização da distribuidora de energia;
  • é um procedimento que pode ser perigoso, caso seja realizado sem ajuda técnica.

O procedimento padrão se dá da seguinte forma:

  • visita técnica à empresa e formalização do orçamento;
  • realização do projeto de instalação da placa solar e envio para distribuidora;
  • homologação da instalação das placas solares com a distribuidora.

Financiamento de energia solar para empresas

Os custos necessários para a instalação e equipamentos acabam criando uma lacuna para as empresas que querem aderir a essa estratégia de energia limpa e sustentável.

Como solução para isso há o financiamento de energia solar para empresa, como o da BV, que aumenta a acesso a esse tipo de energia.

O financiamento promove um retorno financeiro de qualidade, valoriza o imóvel de instalação e tem um prazo mais largo para a realização de pagamentos.

Conheça mais detalhes sobre o Financiamento para Energia Solar BV e realize uma simulação de projeto com o Meu Financiamento Solar, uma plataforma on-line que ajuda você a financiar o sistema de energia solar!