Logotipo Meu Financiamento Solar
Dicas  ➝  Energia solar rural: quais as razões para investir?

Energia solar rural: quais as razões para investir?

O investimento em energia solar rural está se tornando uma constante entre os produtores. Fazendas de diversos nichos da agricultura, apicultura, agropecuária, avicultura e outros investem nesse tipo de energia para usufruir das vantagens que ele apresenta e ter uma redução de custos considerável.

A energia solar pode ajudar o agronegócio ao trazer uma grande economia em longo prazo e deixar os agricultores mais seguros quanto a eventualidades que envolvem o fornecimento de energia. Essa economia, somada à segurança que esse tipo de energia traz ao agricultor, faz com que a opção pela energia solar seja cada vez mais frequente nas propriedades rurais.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o segmento rural instalou quase 70 Megawatts (MW) de potência em energia solar apenas no primeiro semestre de 2019. Isso significa cerca de 12% da potência total de energia solar instalada no período. No mesmo intervalo de 2020 e 2021, o segmento adicionou em torno de 177,5 MW e 229,9 MW de energia solar, respectivamente.

energia solar rural

Como funciona a energia solar rural?

O gasto energético na área rural é sempre uma grande preocupação para o homem do campo, seja ele um grande ou um pequeno agricultor. Infelizmente, o serviço, além de caro, também não é efetivo, de modo que a alternativa encontrada, muitas vezes, é a energia solar.

Esse tipo de energia funciona a partir de módulos solares (popularmente conhecidos como placas solares), que utilizam a luz do sol para gerar eletricidade. Os painéis solares são implementados em projetos residenciais, industriais ou comerciais e até mesmo em usinas solares. Para consumidores do campo, as instalações fotovoltaicas são feitas por micros ou minigeradores, a depender do consumo de energia.

Para começar a utilizar a energia solar, é preciso adquirir e instalar um sistema fotovoltaico, o qual é composto por painéis solares e um inversor interativo, além de outros equipamentos e componentes. Os módulos captam os fótons solares e produzem energia; e o inversor transforma essa energia em corrente alternada, ideal para utilização elétrica

Os sistemas de energia solar podem ser utilizados em diversas frentes do agronegócio, como na iluminação, por exemplo. A energia solar no agronegócio pode ajudar na iluminação da safra, das estufas, entre outros locais.

Na irrigação também podemos ver a energia solar em ação. Os pivôs utilizados para irrigar as plantações precisam de bastante energia para funcionar, assim, a energia solar pode suprir essa demanda sem grandes investimentos recorrentes.

Outras efetividades da energia solar no meio rural são na ventilação no campo, na refrigeração dos alimentos produzidos, na proteção do ambiente, por meio de cercas que funcionam à base de energia, e na ordenha, que em muitos locais é realizada com uma ordenhadeira mecânica.

Qual sistema de energia solar é mais recomendado: energia solar on grid ou off grid?

O sistema de energia solar on grid funciona conectado a uma rede. A energia gerada por meio desse sistema funciona de forma complementar à energia que vem das distribuidoras.

Caso haja algum tipo de excedente de energia on grid, é possível gerar créditos por intermédio da concessionária de energia e ter os valores da conta de energia deduzidos, gerando uma economia considerável em muitos casos.

Além disso, os custos de instalação são menores nos sistemas de energia solar on grid pois eles não possuem baterias de armazenamento. Isso permite que o investimento se pague de forma mais rápida.

Já a energia off grid funciona desconectada de uma rede pré-existente. Esse tipo de sistema não permite que seja feita a dedução dos créditos excedentes de energia na conta de energia do usuário.

O sistema off grid é mais recomendado para localidades remotas em que não há concessionárias de energia. A grande vantagem aqui é que não existe uma relação de vínculo ou dependência com as concessionárias.

A escolha entre o sistema de energia solar no agronegócio, seja ela on grid ou off grid, varia muito do tipo de propriedade rural. Para as propriedades atendidas pela rede elétrica, o projeto on grid é o mais recomendado devido aos custos mais baixos e retorno mais rápido.

Nos demais casos, como os locais afastados ou para os produtores que não desejam ficar submetidos às regras das concessionárias, o ideal é a implantação do sistema off grid.

Quais as vantagens de investir em energia solar rural?

As vantagens de investir em energia solar no ambiente rural são diversas. Vejam as principais:

Energia para toda a fazenda

A energia solar no agronegócio é capaz de viabilizar inúmeros processos com uma eletricidade bem mais barata do que a praticada pela distribuidora, o que reduz os custos de produção do imóvel ou empresa no campo. Dessa forma, é possível realizar tarefas em toda a fazenda com valores mais acessíveis no que se refere à energia empregada.

energia solar no agronegócio

Facilidade de instalação e manutenção

Os painéis solares e todos os outros equipamentos dos sistemas de energia on grid são muito fáceis de instalar. O investimento pode até ter um valor expressivo, porém se paga em poucos anos. Já a manutenção não possui grandes complexidades e não são muito frequentes, o que é um ponto muito positivo para a energia solar.

Redução de custos

A redução de custos com a energia solar é inegável! Em longo prazo, essa redução pode até mesmo se transformar em investimento, caso o sistema escolhido seja o on grid, que gera créditos que diminuem o valor da conta de energia solar nas próximas contas da propriedade rural.

Energia sustentável

Por ser uma energia sustentável, a energia solar acaba melhorando a imagem da propriedade rural perante o mercado. Os consumidores gostam de comprar produtos alimentícios de fazendas sustentáveis – e essa tendência deve se manter nos próximos anos, fazendo com que a energia solar também seja um investimento no marketing rural.

Retorno sobre o investimento realizado

O retorno sobre o investimento (ROI) dos sistemas de energia solar demanda alguns anos para se concretizar. Porém, a economia ao longo dos 25 anos de vida útil do painel solar pode chegar a milhões de reais dependendo do tamanho da implementação.

Como obter energia solar rural

Para obter energia solar no meio rural, deve-se entrar em contato com um banco ou uma financeira. A instituição faz uma análise de crédito e verifica se a renda do cliente é compatível com o financiamento.

Depois disso, é preciso contratar uma empresa especializada na implementação do sistema de energia solar. Para fazer o pagamento da instalação, é possível solicitar um financiamento específico de energia solar para produtores rurais.

Se você quiser uma opção segura e acessível, pode contar com o Meu Financiamento Solar e com o Banco BV! As empresas oferecem um financiamento com taxas prefixadas, carência para fazer o primeiro pagamento e o melhor: você pode financiar o valor total do equipamento e da instalação do seu sistema de energia solar fotovoltaica.

Para saber mais sobre o financiamento, entre em contato com o Meu Financiamento Solar